segunda-feira, 13 de setembro de 2021

A bola do lado de fora do armário

LiGay 2017 (Crédito: Arquivo LiGay)
Primeira Champions LiGay, um marco na história do esporte LGBTQIA+ (Foto: Arquivo LiGay)




















Em 2017 eu certamente tinha a mente bem mais fechada que hoje, mas não fechada o suficiente para deixar de conhecer uma pelada voltada só para gays, ao ser convidado por um amigo. Embarquei nessa empreitada tomado pela curiosidade, seguindo à risca a máxima segundo a qual não se recusa convite para jogar bola. Mesmo já estando fora do armário, eu não fazia ideia do que encontraria, muito menos que esse universo seria parte significativa da minha vida pelos anos seguintes.

A descoberta me rendeu experiências indescritíveis - que certamente vou relatar aqui -, me transformou e continua transformando como pessoa até hoje, me proporcionou uma reconstrução profissional, me fez conhecer uma galera incrível e descobrir histórias de como o esporte é capaz de injetar vida, ânimo e inspiração em nossas veias.

Medalhas, títulos, artilharia e outras conquistas pessoais que alcancei nunca conseguiriam representar totalmente o que vivi e sigo vivendo até hoje. Decidi criar esse espaço em retribuição a tudo isso e a todos com quem compartilhei esses momentos. Contar um pouco do cotidiano desse movimento é uma forma de documentar parte da trajetória de tantas equipes que promovem mudanças tão significativas para tantos indivíduos que, muitas vezes, perderam contato com o esporte que amam e, graças a esses grupos, resgataram sua paixão.

Que esse seja um local para se conhecer mais sobre a luta por inclusão, respeito às diferenças e representatividade e também para reconhecer que a capacidade de rendimento na prática esportiva não está ligada a identidade e expressão de gênero ou orientação sexual.

Sejam bem-vindes ao Cores do Esporte!


2 comentários:

A bola do lado de fora do armário

Primeira Champions LiGay, um marco na história do esporte LGBTQIA+ (Foto: Arquivo LiGay) Em 2017 eu certamente tinha a mente bem mais fechad...